sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O TEXTO DO LOPEZ

Olá Pessoal,

A jornada segue e nos aproximamos do final do semestre, certamente sentiremos falta desses dias corridos. 

Vamos lá, o documento para chamar de meu está sendo definido aos poucos e em breve postaremos neste blog mais informações sobre ele, agora, nos apoiaremos nas teorias trazidas pelo autor LOPEZ, texto disponível aqui, no capítulo 2, para discutir um pouco mais sobre as teorias da Diplomática aplicadas aos arquivos. 

A identificação dos documentos é indispensável, e em visita ao Arquivo Médico do HUB, percebemos a dificuldade em realiza-la adequadamente e principalmente a tentativa de fazê-la para não haver extravios que impliquem, casos extremos, na descontinuidade do tratamento do paciente podendo o levar à óbito. 

Observando os documentos escolhidos para compor essa atividade, verificou-se que, apesar do formulário de requisição de prontuários médicos, está identificado com os dados do Setor de Identificação e Registro do HUB, esse documento pertence ao Arquivo Médico, ele é o Titular do documento enquanto em uso.



Espécie
Prontuário Médico
Requisição de Prontuário
Ficha Cadastral de Usuários
Fundo/Titular
Universidade de Brasília - UnB
Universidade de Brasília - UnB
Universidade de Brasília - UnB
Função Arquivística
Guardar os registros de procedimentos realizados em pacientes em tratamento de saúde no HUB.
Identificar o requisitante do Prontuário Médico enquanto em utilização fora do Arquivo Médico do HUB.
Identificar dados cadastrais do paciente usuário do HUB para composição do Prontuário Médico.
Tipo Arquivístico Completo
Prontuário Médico de paciente do Hospital Universitário de Brasília
Requisição de Prontuário Médico do Hospital Universitário de Brasília.
Ficha Cadastral de Usuários do Hospital Universitário de Brasília
Tipo Arquivístico Simplificado
Prontuário Médico do HUB
Requisição de Prontuário Médico
Ficha Cadastral de Usuários


A aplicação da tabela proposta por LOPEZ indica como caracterizar a função que um documento possui em um determinado contexto.

Os Prontuários são resultado das principais ações de uma instituição de saúde, ações finalísticas, promover saúde. Todos os registros realizados nele são orientados pelos respectivos conselhos de classe de cada profissional que o manuseia.  

Identificamos que no HUB existem titulares diferentes, quando tratamos de prontuários médicos, segundo a Gerente do serviço, há um conjunto de prontuários odontológicos indisponíveis ao Arquivo Médico que são guardados no setor.

O detentor do Fundo Arquivístico continua sendo o HUB e nesse momento há a identificação de uma irregularidade, onde o Conselho Federal de Medicina, pela resolução 1.638/2002, art. 1, define o conceito de prontuário médico como sendo...
            
... "o documento único constituído de um conjunto de
informações, sinais e imagens registradas, geradas a 
partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde
do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter 
legal, sigiloso e científico, que possibilita a  comunicação 
entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade
 da assistência prestada ao indivíduo".

Além da preocupação de junção desses prontuários, certamente há registros em um ou em outro que, quando o paciente está em avaliação, fazem falta às decisões profissionais. Alguns outros elementos podem favorecer à correta disponibilização de dessas informações, os diversos formulários que alimentam o prontuário médico, devem ser submetidos a uma análise diplomática densa.

Segundo LOPEZ, um documento deve respeitar seu contexto de produção, para que suas informações sejam preservadas, como a espécie documental, as características internas e externas documento, assim como, seus sinais de validação e trâmite do documento.

Essa compreensão dos prontuários é indispensável para que seja possível o estudo dele respeitando princípios Diplomáticos, e documentais em geral.

Grupo Stark
Jéssica Queiroz, Fernando Medeiros, Maria Helena, Patrick Ramos e Rodrigo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário